Hoje Vamos falar de BARBA!

Você sabe que deixar a barba crescer não é para qualquer um, mas é preciso de um pouco de genética e força de vontade. Cultivar uma barba pode ser um hobby, ou um estilo de vida(prefiro este ultimo)

Comparo o cuidado da barba, como de um japonês quando cultiva um bonsai, demora meses as vezes, e é preciso ter muita paciência, porque o resultado não é tão rápido, e muita gente não consegue esperar.

Como Faço Minha Barba Crescer e Cuido Dela?

Você precisa destes fatores: genética, tempo, paciência, observação, cuidado. Pode parecer complicado, mas na verdade não é. Se quiser deixar crescer uma barba de responsa do zero, siga as dicas abaixo para que não perca tempo…

1. Planejamento

Lave bem seu rosto diariamente: isso removerá a descamação natural da pele, estimulando o crescimento do pêlo facial. Utilize um esfoliante uma vez por semana. Adicionalmente, esfoliar a pele ajuda a reduzir os  pêlos encravados, tornando o processo de crecsimento bem mais tranquilo.

Defina os limites: Assim que sua barba começar a aparecer, projetando uma “sobra” no seu rosto, você já pode definir os limites que ela terá. Isso lhe dará uma aparência mais limpa e bem cuidada desde a primeira semana de crescimento e irá te motivar.

A cada 5 dias utilize uma máquina aparadora de barba durante as 3 primeiras semanas para nivelar os fios. Utilize um pente  bem baixo (1 ou 2). Isso dará tempo para os fios mais tímidos ou menos desenvolvidos alcancem aqueles mais compridos, de forma que fiquem todos no mesmo nível e logo nas primeiras semanas você já terá uma barba mais fechada.

2. Parar de Cortar e Deixe Crescer

Resista à coceira: é natural no início do crescimento da barba você ter uma certa coceira. Isso se dá por diversos fatores e já escrevemos aqui no blog como reduzir a coceira da barba. O importante nessa etapa é você não sucumbir e continuar em frente com sua meta.

Não raspe ou apare a barba: Isso parece meio óbvio, mas talvez a principal dica que podemos dar neste artigo é não mexer na barba. Quem não esta acostumado pode sofrer no inicio mas é de fundamental importância para o bom resultado.

3. Manutenção dos Pelos

Fale com seu Barbeiro: Se tudo estiver caminhando bem (e sua genética ajudar) em 5 ou 6 semanas você já terá uma barba no seu rosto, é aquele momento em que os estranhos começam te chamar de o homem de barba.  Algumas dicas úteis ao estilo ideal para o seu rosto são importantes, como o comprimento desejado e muito mais.

Lave: Agora é hora de começar a manter a sua barba limpa, hidratada e bem cuidada. A lavagem irá resolver: a descamação da pele, os fios soltos e detritos acumulados nos pelos.

Aparar: Finalmente, depois de todo esse trabalho você pode colocar os pés na barbearia e pedir para o seu barbeiro aparar sua barba, mas apenas para alinhar os fios pois as chances são de que os pêlos não cresceram do mesmo tamanho neste período.

Hidratação: Para manter sua barba hidratada ao longo do dia, com uma aparência viva e saudável, utilize óleo para barba. O óleo não apenas melhora imediatamente aparência da sua barba como também gradativamente melhora a saúde dos fios e da sua pele, que terá que produzir menos oleosidade para nutrir sua barba.

Concluindo

Lembre-se de que o crescimento da barba está também associado à predisposição genética e para alguns homens o crescimento é mais rápido do que para outros. O importante é saber fazer o melhor com aquilo que você tem e as dicas acima são um excelente começo para iniciar o cultivo da sua barba!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *